UFPE no meu quintal" encerra semana de oficinas com participação ativa da população

Muitos debates e reflexões se desenvolveram durante a última semana de atividades, por meio do programa UFPE no meu quintal, em Sertânia, que teve seu encerramento na noite deste sábado (28.01), com apresentações de música e dança. Na Praça de Eventos Olavo Siqueira, se apresentaram o Reisado de Raiz Neves, o grupo Samba Sertão e o Caboclinho do grupo de danças Elizabete Freire, que foi reativado com apoio da Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo (Seject). Durante a semana, foram muitas vivências, divididas em vários temas, como Meio Ambiente, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Humano, Saúde, Cultura, Educação, Justiça e Cidadania. As iniciativas aconteceram na sede do município, em bairros como o Alto do Rio Branco e ainda no distrito de Rio da Barra e no povoado de Cruzeiro do Nordeste.

"É uma alegria esse projeto que transformou o nosso cotidiano. Trabalhamos como organização, logística, mas também participamos como cidadão. Levei minha filha e também fiquei nas oficinas. Foram abordados temas como astronomia, arqueologia, que despertaram muito o nosso interesse. Está todo mundo de parabéns! Agradecemos a todos que trabalharam numa grande operação para fazer isso acontecer", contou o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira.

"Quem está de fora não tem ideia do que é fazer uma operação dessa. Mas o mais importante é ter êxito", completou a secretária de Educação, Simoni Laet. Segundo a secretária, mais de dois mil certificados foram entregues. "Estão todos encantados com a troca de experiências", concluiu. Foram 130 pessoas envolvidas nas ações, todas extensionistas da Universidade Federal de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Estiveram presentes no encerramento, acompanhando o prefeito Ângelo Ferreira, os secretários municipais Antônio Cajueiro Neto (chefe de gabinete), Tácio Henrique (Seject) e Simoni Laet (Educação). Além dessas, outras autoridades compareceram, como o vereador Antônio Henrique Fiapo (presidente da Câmara Municipal), a coordenadora do UFPE no meu quintal, Jéssica Correia, e o estudante de Educação Física da UFPE, Adriel de Lima.