Prefeitura de Sertânia promove festa do Dia da Consciência Negra para as comunidades quilombolas do município

As comunidades quilombolas de Sertânia, Severo e Riacho dos Porcos, vivenciaram nesta quarta-feira (23/11) uma linda festa para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no último domingo (20/11).

A ação contou com as apresentações culturais da Banda dos Professores da Seject e do SCFV, além de apresentação de capoeira, samba de coco com o grupo Sete Cores, reisado, desfile beleza negra e um esquete teatral, o Monólogo Consciência Negra é Todo Dia, com Geovane Xavier.

Durante a festa foram ofertadas vacinas de rotina, orientações socioassistenciais, jurídica, sobre o Passe Livre e BPC; e feitas inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Cadastro Único. Ocorreu ainda agendamento para retirar 1ª e 2ª do RG.

A festa foi realizada na Associação Quilombola da comunidade Severo.

Participaram do momento o prefeito Ângelo Ferreira; vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente; Toinho Almeida; Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira; Secretária de Saúde, Mariana Araújo; Secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, Tácio Henrique; e Chefe de Gabinete, Neto Cajueiro.

Além do ex-vereador Eupidio Muniz e de Severino Gomes (Bidóia), membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertânia. Também estiveram presentes os líderes comunitários Duda do Riacho, Laudenice, Naé, Amanda e Ângela.

A comemoração foi uma realização da Prefeitura de Sertânia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que contou com a parceria da Secretaria de Saúde e Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo.