Prefeitura de Sertânia promoverá capacitação para Guardas Civis Municipais

Por - em

A Prefeitura de Sertânia realizará, nesta terça-feira (19), os cursos ‘Operador de Spark’ e ‘Agentes Químicos’ para os integrantes da Guarda Civil Municipal. O treinamento visa capacitá-los a manusear o Spark, um equipamento de disparo elétrico, além de qualificá-los no uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, como espargidores de solução lacrimogênea em espuma, gel e aerossol, para emprego individual e coletivo, priorizando a integridade física e moral do cidadão. 

A formação será realizada por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, na Escola Municipal Presidente Vargas. Serão oito horas de conteúdos teóricos e práticos, com instrutores da Unidade de Rondas Extensivas Municipais – ROMU da cidade de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. A iniciativa contará também com a presença de polícias militares de Sertânia e GCMs do município de Carnaíba e Trinfo, além de alguns agentes de trânsito e penitenciários da Paraíba. Ao todo, 38 pessoas estarão participando do curso. 

“Os agentes passarão por um treinamento intensivo, visando melhorar, ainda mais, a segurança da população sertaniense. Para que sejam capacitados na teoria e prática em técnicas operacionais necessárias em sua rotina de trabalho”, disse o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Sertânia, Vladimir Cavalcanti. 

A Spark é uma arma desenvolvida pela empresa brasileira Condor similar às tecnologias dos Tasers produzidos nos Estados Unidos e na China. Ela atira dardos que soltam uma descarga elétrica, atingindo o sistema nervoso da vítima sem causar lesão permanente ou risco de morte.