A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia traçou algumas estratégias para que os usuários dos serviços oferecidos pela pasta não fiquem sem atendimento enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus. A proposta é que essas pessoas continuem sendo cuidadas neste período em que a Assistência Social se tornou ainda mais essencial.
Uma das medidas adotadas está direcionada ao público do Criança Feliz. Por causa da Covid-19, alguns trabalhos do programa foram parcialmente suspensos, como é o caso das visitas domiciliares. O acompanhamento está sendo feito de forma remota, via telefone e mensagem de Whatsapp.
Mas para que esse grupo não fique sem receber os demais serviços do programa, a Secretaria vai enviar atividades às crianças para estimular a interação entre pais e filhos. O intuito é manter o serviço ativo. Serão duas formas de entrega desse material; a primeira trata-se de vídeos, que serão enviados pelo whatsapp.
São vídeos lúdicos que têm como intenção ajudar no processo de desenvolvimento social, emocional, cognitivo e motor. Será uma espécie de dever de casa, inclusive, os pais ou responsáveis devem dar feedback após um prazo determinado. Para as famílias que não tem acesso a internet, as visitadoras do programa vão entregar pessoalmente um caderno com essas atividades, explicando como executar cada uma.
A ideia é que essa iniciativa seja também uma forma de ajudar as crianças a passarem por esse momento de isolamento social, já que elas não podem ir à escola ou a outros lugares. O objetivo é que o tempo em que estão em casa seja usado para novos aprendizados.
O Criança Feliz atende gestantes, crianças de 0 a 3 anos e de 0 a 5 anos com deficiência, beneficiárias do BPC. Criado pelo Governo Federal, o programa deseja ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.