Por Elisângela Marinho
O Governo Municipal de Sertânia está trabalhando para fortalecer a estrutura da saúde do município diante da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é dar mais suporte aos profissionais da área para melhor atender os pacientes. Houve a aquisição de 248 itens, totalizando um investimento de R$ 672.003,00 em recursos próprios.
Alguns desses materiais já foram licitados e a Prefeitura fez a solicitação de entrega, a exemplo de: autoclave horizontal (equipamento para esterilização hospitalar), negatoscópio, desfibrilador cardíaco, carro de emergência, biombo hospitalar, 12 camas hospitalares e bisturi elétrico, além de instrumentos para o bom funcionamento do Hospital Maria Alice Gomes Lafayette, como: armário em aço, estante em aço, carro para transporte de cilindro de oxigênio, lixeiras e outros.
A gestão realizou, ainda, outras compras que estão em fase de aquisição. Alguns materiais já foram entregues, como seis bombas de infusão, cinco biombos, 20 termômetros infravermelhos e cinquenta suportes de soro. Desses produtos em fase de aquisição, faltam chegar: 50 camas hospitalares com colchões, quatro mesas hospitalares; cinco respiradores; sendo três fixos e dois portáteis para transporte em ambulâncias; um desfibrilador; e dois monitores cardíacos.
A Prefeitura também conseguiu comprar diversos equipamentos para o bloco cirúrgico do Hospital e para atendimento de média e alta complexidade. O dinheiro foi proveniente de duas emendas parlamentares do Deputado Federal Gonzaga Patriota. Um investimento de R$ 699.940,00.
Boa parte desse material já chegou: berço aquecido, incubadora de transporte neonatal, dois monitores multiparâmetros, dois laringoscópios Infantil, dois aspiradores de secreção elétricos móveis, três reanimadores pulmonares manuais pediátricos, um eletrocardiógrafo, três reanimadores pulmonares manuais adulto, dois laringoscópios adulto, dois negatoscópios, ar-condicionado 12.000 BTUs, bisturi elétrico, duas bombas de infusão e dois oxímetros de pulso portátil.
Além de um carro para transporte de materiais diversos, baldes lixeira e 30 poltronas hospitalares. As compras foram feitas através dos Pregões 02/2019 e 02/2020. A gestão aguarda também a entrega de um biombo plumbífero, dois desfibriladores convencionais e cinco berços para recém-nascidos. Os novos materiais vão reforçar esse importante setor do Hospital Maria Alice Gomes Lafayette e garantir melhores condições de atendimento à comunidade sertaniense.
A Prefeitura licitou, ainda, seis ambulâncias; quatro pequenas e duas grandes. As empresas ganhadoras já estão providenciando as entregas das maiores, que são do tipo furgão e também de duas pequenas. Uma iniciativa que busca garantir mais serviços e assistência à população diante da pandemia do novo coronavírus.
O Hospital Maria Alice Gomes Lafayette já conta com leitos para pacientes com sintomas sugestivos para Covid-19 e a intenção da Prefeitura é ampliar esse número com a implantação de um hospital de campanha, que está sendo discutido e viabilizado pela gestão.