Coronavírus: Vigilância em Saúde de Sertânia divulga orientações sobre velório e enterro

Por - em

A Vigilância em Saúde de Sertânia divulgou uma nota técnica, feita pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, com orientações para velório e enterro envolvendo pessoas que morreram como caso suspeito ou confirmado de Covid-19. O objetivo é minimizar a disseminação do novo coronavírus. 

Essas recomendações são direcionadas à unidade de saúde onde ocorreu o óbito, às funerárias, aos coveiros e à população em geral. A Vigilância Sanitária de Sertânia está preparando ofícios que serão encaminhadas às funerárias da cidade e ao Hospital Maria Alice Gomes Lafayette, bem como irá realizar um treinamento com coveiros do município para que esses tomem os cuidados necessários na hora do sepultamento. Em resumo, trata-se da necessidade de adoção do protocolo de segurança em caso de morte causada pela Covid-19. 

Os falecidos em decorrência da doença, ou como caso suspeito, serão sepultados IMEDIATAMENTE após a liberação do corpo. NÃO HAVERÁ VELÓRIO. Durante a transladação, o caixão deve estar fechado. A medida também restringe para 10 o número máximo de pessoas que podem participar do translado do corpo e sepultamento, com distância de 2 metros entre elas. 

Para outras causas de morte poderá haver velório, mas também deve respeitar o número máximo de 10 participantes, com distância de 2 metros entre eles. Essa é a mesma regra para o enterro. Os cidadãos que participarem de qualquer sepultamento, seja a causa da morte por Covid-19 ou não, devem realizar a higienização das mãos com água e sabão e na falta destes usar álcool 70%. Também é recomendado que se evite tocar em pessoas e objetos. 

Aqueles que pertencem ao grupo de risco (Idosos, grávidas, crianças, imunossupressão ou com doenças crônicas) não devem participar de velórios e funerais. A ação extraordinária se faz necessária para a prevenção da Covid-19 em Sertânia, que tem um caso confirmado da doença.