Após reunião do Comitê Gestor de Crise, criado para pelo Governo Municipal de Sertânia para combater a Covid-19, a Prefeitura editou mais um decreto com medidas para intensificar as ações que têm como propósito evitar a transmissão da doença na Princesa do Moxotó. Sertânia não tem, até o momento, casos confirmados do novo coronavírus.
Conforme o Decreto nº 015/2020, publicado nesta quarta-feira (1), estão suspensos eventos de qualquer natureza com público superior a 10 pessoas. O objetivo é garantir a proteção dos sertanienses. O documento também prorroga a suspensão das aulas da rede municipal de ensino, que ficam paralisadas até 30 de abril, podendo a medida ser prorrogada. Essa decisão é válida, ainda, para as escolas da rede privada.
Por meio do decreto, a Prefeitura também cancelou, até 30 de junho, todas as festividades custeadas ou patrocinadas pelo poder público municipal. O prazo pode ser estendido. Todas as providências seguem recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. O Governo Municipal de Sertânia está tomando todas as medidas necessárias para evitar a chegada do novo coronavírus ao município, por isso a colaboração e conscientização da população são imprescindíveis.
A Secretaria de Saúde recomenda: ficar em casa; não ter contato com pessoas que viajaram ou chegaram há pouco tempo de viagem; lavar com frequência as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, cobrir com o ombro ou braço a boca e nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações de pessoas e evitar aperto de mão, beijos e abraços.
É preciso, ainda, limpar sempre com álcool objetos tocados frequentemente, como celular, computador, e controle remoto, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, a exemplo de pratos e copos. Se apresentar sintomas leves como tosse, dor no corpo e congestão nasal, fique em casa. Se tiver febre, procure o posto de saúde mais próximo. Vá ao hospital apenas em caso de falta de ar e febre alta, acompanhada de tosse.