CRAS de Sertânia implanta grupo para atender crianças de 4 a 7 anos

Por - em

Por Elisângela Marinho

O Governo Municipal de Sertânia tem uma preocupação constante com o desenvolvimento social do município, por isso conta com um CRAS atuante para diminuir as desigualdades existentes na Princesa do Moxotó. Hoje, o órgão atende mais de 700 pessoas entre crianças, adolescentes, cidadãos com deficiência e idosos.

Em 2020, o Centro de Referência em Assistência Social apresenta uma novidade. O CRAS abriu uma turma voltada para crianças de 4 a 7 anos, no turno da manhã, que funcionará das 8h às 11h. Esse público terá acesso a atividades educativas e recreativas como artesanato e música.  

Os pais ou responsáveis que desejarem matricular suas crianças devem procurar o CRAS na Rua Maria dos Anjos, nº 123, próximo ao Centro Social Urbano. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 17h. É preciso levar certidão de nascimento, RG do responsável, número do NIS e comprovante de residência. 

Além desta novidade, o CRAS já atende outros grupos por meio dos programas de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Um dos públicos atendidos são crianças e adolescente de 7 a 18 anos. As atividades são oferecidas fora do horário da escola. A ideia é contribuir na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

O CRAS de Sertânia também conta com o Centro do Idoso. São seis coletivos que juntos atendem cerca de 150 cidadãos de Moderna, Albuquerque Né, Algodões, Cruzeiro do Nordeste, Henrique Dias e sede. O Corpo Inclusivo é outro destaque do Centro de Referência em Assistência Social de Sertânia. O grupo é composto por mais de 40 pessoas com deficiência.

Esses públicos têm oficinas de dança, música, esportes, canto, capoeira, judô, artesanato, palestras e teatro. As aulas acontecem semanalmente e é uma forma de intervenção social que soa como oportunidade de lazer, bem-estar, socialização e desenvolvimento pessoal. O objetivo é fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. As atividades alcançam tanto a sede, quanto os distritos e povoados. 

Outra iniciativa ligada ao CRAS é o programa Criança Feliz, que atende gestantes, crianças de 0 a 3 anos e de 0 a 5 anos com deficiência, beneficiárias do BPC. A ação se desenvolve por meio de visitas domiciliares. 

No CRAS o cidadão sertaniense pode, ainda, tirar a carteira do Idoso, ID Jovem, solicitar a 2ª via de documentação, no caso das pessoas referenciadas pelo CRAS, e recebem orientação sobre acesso a BPC e Cadastro Único.  A equipe multiprofissional do Centro de Referência em Assistência Social de Sertânia engloba: coordenador, educador, psicólogo e assistente social. 

O público é alvo é formado por famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Essas pessoas recebem atendimento psicossocial, visita domiciliar, orientações e encaminhamentos para outras políticas públicas nas áreas de educação e saúde, por exemplo. A proposta é identificar as necessidades e apoiar os usuários no que for necessário.

“É por meio do nosso trabalho que conseguimos diminuir as desigualdades sociais no nosso município. Com os nossos atendimentos reduzimos essas diferenças e estimulamos as potencialidades locais, melhorando a qualidade de vida das famílias sertanienses”, frisou a coordenadora, Rafaella Albuquerque.