Projeto de escola de Sertânia é apresentado na Gerência Regional de Educação

Por - em

A educação de Sertânia tem avançado muito em qualidade nos últimos três anos. Depois do sucesso do projeto de produção de cordel desenvolvido na Escola Presidente Vargas, mais uma iniciativa ganhou destaque regional.  A Escola Municipal Etelvino Lins de Albuquerque apresentou na Gerência Regional de Educação, em Arcoverde, o projeto: Leitura Viva. A ação foi considerada umas das principais experiências exitosas de 2019.

O projeto foi vivenciado pelas turmas do 1º ao 5º ano, inseridas no programa Alfabetizar com Sucesso. A atividade contou com a participação dos monitores do Novo Mais Educação e dos mediadores da Educação Inclusiva. A culminância do projeto na escola aconteceu na última sexta-feira (20).  Estiveram envolvidos cerca de 290 alunos, com idades entre 6 e 14 anos.  Esses estudantes participaram de aulas quinzenais, quando as professoras traziam metodologias diferentes, a exemplo de jogos e dinâmicas, para despertar o gosto pela leitura.

Segundo o trabalho apresentado na GRE, o objetivo consistiu também em estimular o potencial cognitivo e criativo do aluno, além de diversificar o repertório de leituras e possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação. A proposta foi permitir produções orais, escritas e em outras linguagens. 


Esses projetos exemplificam os inúmeros investimentos feitos em 2019 pelo Governo Municipal. A Prefeitura concluiu a reformou da Escola Presidente Vargas, que teve alguns espaços já existentes requalificados e novos ambientes construídos, como salas de aula, biblioteca, sala para atendimento psicológico, diretoria, secretaria, banheiros e refeitório. Todos os locais oferecem acessibilidade para os usuários da escola, que conta, ainda, com uma sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado). 

Além disso, o município de Sertânia agora tem mais uma creche para atender a comunidade. Foi inaugurado em janeiro deste ano o Centro de Educação Infantil Prefeito Raimundo Alves de Góis Melo. O espaço trata-se de um ambiente amplo e moderno, construído dentro dos padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Além de reformas e construção de novos ambientes educacionais, a prefeitura está fazendo ou recuperando quadras e ginásios esportivos de várias escolas do município. Estão sendo contempladas as localidades de Albuquerque Né, Rio da Barra, Várzea Velha, Sítio Caroá, Escola Presidente Vargas (sede), Henrique Dias, Sitio Bom Nome, Caroalina e Algodões.  Este ano a prefeitura já entregou uma nova quadra para o povoado de Moderna e concluiu o ginásio de Cruzeiro do Nordeste.

O Governo Municipal de Sertânia também deu iniciou ao processo de climatização das escolas do município. O objetivo é colocar ar-condicionado em todas as salas de aula com a proposta de melhorar o ambiente educacional, tornando-o mais agradável para os estudantes.

A atual gestão sabe que uma boa estrutura física influência de forma direta na permanência do aluno na escola, combatente o problema de evasão escolar. Além de gerar nos trabalhadores da educação a sensação de bem-estar, para que esses possam desenvolver de forma ainda mais qualificada seu ofício.

A Prefeitura também comprou em 2019, 8 mil cadernos que contemplaram 5 mil estudantes da rede municipal de ensino. Esses materiais foram distribuídos para as 30 escolas municipais e as 2 creches de Sertânia.  O objetivo foi auxiliar no bom andamento das atividades pedagógicas.  A atual gestão adquiriu, ainda, 70 armários de aço e 10 bebedouros de coluna para serem entregues nas escolas do município.

Do mesmo modo, os alunos foram agraciados com novo fardamento. Ao todo, o Governo Municipal distribuiu 4.680 uniformes. Um investimento com recursos próprios na ordem de R$ 81.976,40. 

A prefeitura tem dado, da mesma forma, atenção a qualidade do transporte escolar, que todos os dias permite, de maneira segura e confortável, o trajeto dos alunos às escolas. No ambiente educacional também é oferecido aos estudantes uma merenda saudável e nutritiva. 

No que diz respeito à educação inclusiva, existem na rede municipal de ensino, mais de 100 alunos com alguma necessidade especial que têm apoio de um mediador nas salas regulares de ensino e no contraturno, quando são atendidos nas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Os estudantes com deficiência em Sertânia têm um incentivo para o aprendizado, a convivência e o desenvolvimento.

Além disso, a Secretaria de Educação realiza constantes capacitações direcionadas a professores, gestores, mediadores, entre outros profissionais da área para que esses possam cada vez mais oferecer um serviço de qualidade a nossas crianças e adolescentes. 

Além de garantir a esses trabalhadores uma segurança financeira, pois a prefeitura realiza religiosamente o pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado, inclusive, neste mês de dezembro, como forma de valorização desses profissionais, o Governo Municipal está pagando 1/3 das férias e 50% do salário de janeiro. 

As parcerias também foram destaques em 2019. No primeiro semestre deste ano Sertânia aderiu ao programa estadual Criança Alfabetizada, que tem como proposta garantir que o público infantil saiba ler e escrever na idade correta. O município também conta com o programa Alfabetizar com Sucesso para permitir que o aluno tenha um aprendizado satisfatório em leitura e matemática.

Os investimentos mostram o compromisso da atual gestão para avançarmos cada vez mais em qualidade, oferecendo oportunidades e percorrendo caminhos que permitam alcançar o principal objetivo, que é gerar desenvolvimento por meio da educação.