Por Elisângela Marinho
Neste sábado (7) os moradores de Sertânia prestigiaram o desfile cívico das escolas do município em comemoração a Independência do Brasil. As apresentações percorreram a Avenida Agamenon Magalhães com parada em frente à sede da Prefeitura, onde estava o palanque das autoridades.
Estiveram presentes o prefeito em exercício, Toinho Almeida; o prefeito, à época, licenciado, Ângelo Ferreira; os vereadores Tadeu Queiroz e Washington Passos; secretariado municipal, entre outras lideranças. O momento reuniu mais de dois mil estudantes de 18 escolas municipais e estaduais, além de um grande público que marcou presença e acompanhou belíssimas apresentações.
Em 2019 o tema principal foi “Minha Escola Tem História”. Durante os desfiles os estudantes contaram a trajetória de cada unidade educacional, desde a data de fundação até os dias atuais. Foram realizadas diversas homenagens. As instituições também apresentaram os projetos desenvolvidos em sala de aula.
Além dos pelotões narrando o itinerário de cada espaço educativo de Sertânia, as pessoas que foram prestigiar os desfiles apreciaram lindas apresentações de bandas marciais, tanto das escolas do município e do estado, como bandas convidadas, a exemplo da Banda Marcial da Escola Carlos Rios da cidade de Arcoverde; Banda Marcial Maria de Socorro Passos do distrito de Rio da Barra, Banda Marcial Ivanilza Mangueira, do povoado de Cruzeiro do Nordeste; e a Banda Show Independente.
Um dos destaques foi a Banda Marcial de Sertânia. Ligada a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, o grupo recebeu instrumentos e fardas e fizeram um lindíssimo espetáculo para os presentes. Segundo a Secretária de Educação, Valdilene Góis, foi um instante muito bonito, pois foi possível reunir comunidade e família. “Relembramos o histórico de cada escola de Sertânia, sabendo que quem conhece seu passado, valoriza seu presente. Além disso, estimulamos o sentimento de amor e respeito ao país em que vivemos”.
Os desfiles cívicos continuam no município durante todo o mês da pátria. Como de costume, esses momentos acontecem também nos distritos e povoados. Ao fim de setembro, mais de 30 escolas terão participado dos desfiles em comemoração aos 197 anos de Independência do Brasil.