Expocose 2019 é marcada por sucesso de público; mais de 100 mil pessoas participaram do evento

Por - em

Em sua 47ª edição, a Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia foi encerrada neste domingo (28) e já ficou marcada como uma das melhores Expocoses de todos os tempos. A organização do evento estima que mais de 110 mil pessoas tenham passado pelo Parque de Exposições Professor Renato Moraes durante os cinco dias de festa. 

A Expocose 2019 começou na última quarta-feira (24), com a parte técnica. Considerada uma das maiores Exposições de Pernambuco e uma das maiores do Nordeste, a Exposição de Sertânia distribui R$ 65 mil em prêmios e atraiu criadores e expositores de vários lugares, o que permitiu um grande volume de vendas, movimentando financeiramente em média R$ 800 mil. 

O criador Mateus Almeida de Venturosa – PE destacou a importância da Expocose “a exposição de Sertânia é uma das mais importantes, tanto por comercialização de animas, quanto pelo evento e o público presente. São muitos criadores do Brasil inteiro, uma competição muito acirrada pela qualidade dos animais aqui expostos. É uma das exposições que nós não podemos perder”.

Passaram pelo Parque de Exposições Professor Renato Moraes mais de 100 criadores e cerca de 1.183 animais de diferentes raças, como Anglo Nubiano e Dorper. A programação contou com exposição de caprinos e ovinos, torneio leiteiro, concurso de peso, entre outras atividades.  

Além da parte técnica, o evento trouxe grandes atrações musicais que dispuseram de uma mega estrutura de palco, som e iluminação.  Mais de 10 bandas animaram o público. A programação atendeu os mais diversos estilos musicais e contou com artistas locais e nacionais, como Marília Mendonça, Chico Arruda, Calcinha Preta, Nico Batista, Batista e Edson Lima, Santana O Cantador, entre outras. 

A principal atração do evento, a cantora sertaneja Marília Mendonça, destacou a alegria de participar da Expocose “Feliz de estar aqui pela primeira vez, feliz de participar dessa festa tão maravilhosa, que já tem tanto tempo, que a gente volte muitas vezes”. 

Esse também é o sentimento do público, a administradora Viviane Cordeiro ressaltou a satisfação com a edição 2019 da Expocose “está ótima, como todo ano, sempre tem atração regional, nacional e está sendo um sucesso”. O Luciano Ferreira, que usufruiu do Camarote da Acessibilidade, iniciativa promovida pelo Governo Municipal de Sertânia para oferecer inclusão na principal festa do município, também falou sobre o evento “todos os anos eu venho, a festa está maravilhosa e sobre o camarote, acessibilidade total”. 

Outro destaque da Exposição de Caprinos e Ovinos de Sertânia é a movimentação financeira causada em todo o comércio da região. No Parque de Exposições Professor Renato Moraes, por exemplo, mais de 60 barraqueiros e ambulantes comercializaram lanches e bebidas durante os cinco dias do evento. 

A comerciante Rosineide Farias, de Feira de Santana – BA, evidenciou sua alegria ao falar sobre a Exposição de Sertânia “nós estamos aqui na Expocose pelo segundo ano consecutivo e é uma feira que podemos contar, porque existe a garantia de levarmos dinheiro para casa. Sertânia é um lugar que nos acolheu e enquanto a festividade existir estaremos participando”.

Outro fato, enaltecido pelos participantes, foi à tranquilidade da festa. Durante a Expocose 2019 mais de 100 homens, entre polícias militares e seguranças privados, fizeram a segurança das pessoas que marcaram presença no Parque de Exposições Professor Renato Moraes. 

O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, destacou o sucesso da Expocose 2019 “A exposição foi um sucesso em tudo, na parte técnica, nas vendas, no leilão, só de animais para julgamento de pista foram mais de 600. Além da parte festiva, com grandes bandas, atrações nacionais, da região e do município. Ou seja, nós tivemos aqui uma grande Exposição”. 

A Expocose 2019 teve o apoio do: Governo do Estado de Pernambuco, ADAGRO, Embrapa, SEBRAE, APECO, ACOSE, ABSI, ABCAnglo, ABCC, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, FUNDARPE e PITÚ.