Por meio da Vigilância em Saúde, o Governo Municipal de Sertânia continua com sua intensa campanha contra o Aedes Aegypti. A prefeitura tem elaborado cronogramas que buscam atender os bairros com maior incidência de focos do mosquito. O intuito é controlar a proliferação do transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Esta semana, as ações começaram na comunidade Almirante Fernandes. A atividade consiste em uma atuação porta a porta dos Agentes de Endemias e Equipe de Saúde da Família, que procuram identificar focos do Aedes e eliminá-los. Os ACEs também colocam larvicida nos reservatórios de água.
Mas a principal movimentação diz respeito à campanha educativa que é realizada. Os moradores das localidades atendidas são orientados sobre as atitudes que devem tomar para evitar criadouros do mosquito.
A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, que realiza trabalhos de capinação e recolhimento de entulhos, operações de limpeza que são fundamentais para eliminação do Aedes Aegypti. Os próximos bairros contemplados em junho serão: Alto do Rio Branco, dia 19; Alto da Conceição, dia 26; e Ferro Novo\Ferro Velho, dia 28.
Além disso, a Vigilância em Saúde está distribuindo para todos os que desejarem o peixe GUP, que come as larvas do Aedes Aegypti. O órgão fica na Avenida Agamenon Magalhães, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A Vigilância em Saúde de Sertânia elenca quais cuidados devemos tomar para eliminar os focos do Aedes Aegypti:
Usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas; lavá-los duas vezes por semana;
Guardar pneus em lugares cobertos;
Tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana e quando for trocar a água;
Retirar entulhos;
Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.