O Governo Municipal de Sertânia intensificou a campanha contra o Aedes Aegypti, esta semana as ações chegaram aos distritos e povoados. O objetivo é combater em todo o município o transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Foram visitados as comunidades de Rio da Barra, Albuquerque Né, Cruzeiro do Nordeste e Algodões. Essas localidades receberam os trabalhos da Vigilância em Saúde, por meio dos Agentes de Endemias, que fizeram o trabalho porta a porta conversando com cada morador sobre os perigos desse mosquito. Também foram distribuídos panfletos para a população com a colaboração das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Além disso, os ACEs fizeram uma busca intensa para encontrar focos do Aedes Aegypti e eliminá-los e colocaram larvicida nos reservatórios de água.
A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana também esteve presente nas comunidades. Foram realizados trabalhos de capinação, retirada de lixo e entulho, entre outras ações. Esses serviços contribuem de forma significativa para o desaparecimento do mosquito, pois a limpeza é uma aliada no combate ao Aedes Aegypti.
Todas as secretarias do Governo Municipal de Sertânia estão empenhadas na campanha contra a dengue. A Secretaria de Educação, por exemplo, reuniu na última quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores, os gestores de todas as escolas municipais para uma conversa sobre o assunto. Os profissionais aprenderam como se desenvolve o mosquito, como acontece as contaminações das doenças que o Aedes transmite e os sintomas da dengue, chikungunya e zika. O objetivo é que esses gestores multipliquem esses aprendizados para os demais trabalhadores da educação e principalmente para os alunos.
As ações continuam na próxima semana voltando com atividades na sede. Na segunda-feira (15) e quarta-feira (16) será visitado o bairro Mário Melo. Na quarta-feira (17) será a vez da Vila da Caixa receber o mutirão contra a Dengue.
Além do trabalho porta a porta, a Vigilância em Saúde está distribuindo para todos os que desejarem o peixe GUP, que come as larvas do Aedes Aegypti. O órgão fica na Avenida Agamenon Magalhães, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Também estão sendo entregues repelentes para a população, é necessário apenas que o interessado apresente o cartão do SUS na Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima.
De fevereiro até o momento, o município de Sertânia apresentou 47 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo confirmados 8 (7 dengue clássica e 1 dengue hemorrágica). Nenhum caso de chikungunya e zika foram registrados.