Sertânia celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Por - em

Nesta terça-feira (2) é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. E com o objetivo de difundir informações a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo Municipal de Sertânia promoveu várias ações. Um passo importante para a compreensão e inclusão das pessoas com autismo na sociedade. 

A Secretaria de Educação realizou movimentos em algumas escolas do município, tanto na zona urbana quanto rural. Na Escola Municipal Isaura Xavier dos Santos, por exemplo, o psicólogo Igor Cordeiro proferiu uma palestra sobre autismo para os alunos da instituição. O intuito da conversa foi esclarecer as crianças sobre o assunto e orientá-las como acolher e entender um autista. 

Já na Escola Presidente Vargas, referência de educação inclusiva em Sertânia, os professores fizeram atividades que tiveram o objetivo de trabalhar a inclusão e a interação. Aconteceram apresentações de: dança, leitura de cordel, narração da história da vida dos alunos autistas e exposição de vídeos. Foram registradas ações ainda nas Escolas Odilon Marinho (Pernambuquinho), Antônio Batista de Melo (Sitio Bom Nome), José Sérgio Veras (Cruzeiro do Nordeste) e Manoel Xavier de Melo (Caroá).

O município de Sertânia tem cerca de 30 autistas diagnosticados. O Governo Municipal oferece todo apoio a essas pessoas e seus familiares, desde o auxilio médico necessário até o acolhimento na rede de educação. Os alunos autistas, por exemplo, são integrados nas salas regulares de ensino, mas aprendem por meio de uma metodologia diferenciada, respeitando suas especificidades. Esses alunos são auxiliados por um mediador. Além disso, esses estudantes são atendidos no contraturno nas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania também realizou atividades para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi proporcionado aos membros do Corpo Inclusivo, grupo formado por pessoas com alguma deficiência ou transtorno, um dia de beleza. Eles receberam serviços como: maquiagem, corte de cabelo, entre outros. O momento também foi aproveitado para reflexão e diálogo sobre o autismo, por meio de uma roda de conversa com os participantes.

As ações têm como proposta sensibilizar para incluir, mas também expandir a discussão sobre o autismo para toda a sociedade, sanando dúvidas e eliminando o preconceito. O autismo trata-se de um transtorno global do desenvolvimento. No Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas têm diagnóstico de  autismo.