A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso realizaram na última quinta-feira (28), a 2ª Conferência Municipal do Idoso de Sertânia. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contou com a participação de 233 pessoas.
O encontro foi iniciado com o credenciamento do público presente e logo após foi servido um café da manhã. Na abertura, os idosos dos cinco coletivos que existem no município fizeram uma apresentação de dança. Foi dada sequência a reunião com a palestra da professora Aparecida Pinheiro, que abordou o tema da conferência: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.
Após esse momento, os participantes se dividiram em grupos para discutirem e sugeriram ações que promovam a qualidade de vida da pessoa idosa, bem como a garantia de seus direitos.
Os grupos trabalharam com base em quatro eixos temáticos: direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas (sub eixos: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer); educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Algumas das ideias apresentadas foram: a criação de um centro de atendimento ao idoso, criação do censo interno voltado à busca dos idosos não alfabetizados, criação de delegacia especial dos idosos, implantação de uma Ouvidoria Pública Municipal para receber denúncias e/ou informações, entre outras. Ao fim, foram escolhidos dois delegados que terão que fazer a defesa dessas ideias na conferência estadual.
Estas propostas têm o objetivo de nortear as políticas públicas de assistência ao idoso no município com a finalidade de debater e construir um presente e um futuro mais digno e justo para as pessoas da melhor idade.