O Ministério da Saúde editou em 2017 uma portaria que estabelece a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica. Para se adequar a essas normas o Governo Municipal de Sertânia, por meio da Secretaria de Saúde, contratou a empresa Consis Consultoria que definirá a territorialização do município.
O processo de remapeamento ocorre nesta terça-feira (12) e quarta (13) com uma assembleia que reúne os agentes de saúde, de endemias e coordenadores da atenção básica. O encontro está sendo comandado pela senhora Marineide Sousa, Assistente Técnica da Consis Consultoria.
O momento que acontece no auditório da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos (ETE) teve no cerimonial de abertura a presença do prefeito Ângelo Ferreira, que em sua fala destacou que “esse processo vai potencializar o vínculo com a população e melhorar o acesso a saúde.
O objetivo é reorganizar o trabalho dos ACSs e ACEs. O intuito é que esses profissionais identifiquem as necessidades de suas áreas de abrangência e assim possam readequar o serviço fazendo um realinhamento. Todo o município será remapeado.
Será diagnosticada a população de cada área e os territórios descobertos. A partir dessas informações haverá uma redefinição, como a quantidade de pessoas que cada agente deve atender. A proposta é oferecer uma melhor assistência a todos os usuários do Sistema Único de Saúde de Sertânia
No fim um relatório será elaborado e entregue à Secretaria de Saúde. O propósito é otimizar e melhorar o trabalho permitindo com que seja feita uma cobertura de 100%, para que todos os usuários do SUS de Sertânia sejam atendidos pelos agentes de saúde e endemias.