Governo Municipal de Sertânia realiza evento em comunidades quilombolas para celebrar dia da consciência negra

Por - em

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Governo Municipal de Sertânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou pelo segundo ano consecutivo um grande evento para homenagear os moradores das comunidades quilombolas de Riacho dos Porcos e Severo.

A festa aconteceu no último sábado (1) no pátio da Escola Antônia Marcos da Silva em Riacho dos Porcos. Foram oferecidos serviços de beleza como cabeleireiro e manicure, além de parque de diversão para as crianças. O cantor Walison Vaqueiro também fez um animado show para todos que participaram.

Ainda aconteceram várias manifestações culturais como a dos idosos do grupo de capoeira do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como exibições de danças por parte do grupo Sete Cores, ligado ao CCFV. Os alunos da escola onde aconteceu o evento também fizeram belíssimas apresentações mostrando a riqueza da cultura afro-brasileira.  

O prefeito Ângelo Ferreira destacou em sua fala a importância de um momento como o que foi proporcionado para as comunidades quilombolas de Sertânia. O gestor ressaltou as lutas e conquistas dos povos daquelas localidades, além de ressaltar as ações que já foram realizadas para Riacho dos Porcos e Severo, como a assistência na área da educação, saúde e desenvolvimento social.

A comemoração do dia da Consciência Negra é bastante significativa para o município de Sertânia, que tem o privilégio de abrigar duas comunidades quilombolas que representam a resistência e a luta pela igualdade racial. As atividades que foram vivenciadas refletem para a sociedade a importância da cultura e do povo africano que contribui para a formação da identidade social e cultural do Brasil.

Além do prefeito Ângelo Ferreira participaram do momento o secretário especial de igualdade racial Geraldo Rodrigues, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania Rita Rodrigues e também os representantes das comunidades Severo e Riacho dos Porcos, Ângela Amaral e Rafael de Siqueira, respectivamente, entre outras autoridades locais e políticas.