O município de Sertânia recebeu nesta quinta-feira (29/12) um veículo para atendimento das crianças com deficiência, atendidas pelo programa Olhar para as Diferenças. O transporte é uma minivan, do modelo Chevrolet Spin, com sete lugares. A entrega do carro foi feita pelo governador Paulo Câmara e pelo Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilazio Wanderley, no Palácio do Campo das Princesas.
O prefeito Ângelo Ferreira foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira, que também representou o COEGEMAS, por meio do Comitê Regional do Programa Olhar para as Diferenças na Assistência Social. O Secretário falou sobre a importância do transporte para o fortalecimento do programa.
“Esse carro vai qualificar o transporte das crianças para os atendimentos, possibilitando o acesso para que essas crianças possam desenvolver todo seu potencial, uma conquista para atender ainda melhor esse público. Um trabalho integrado por meio do qual estamos construindo um presente e um futuro melhor para essas crianças”, disse.
Foram entregues 13 veículos para os municípios que compõem a VI Gerência Regional de Saúde, onde o programa funciona desde 2019. Ao todo são atendidas cerca de 500 crianças com deficiência nessas cidades. O Programa Olhar para as Diferenças é uma iniciativa intersetorial que envolve as Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e Cidadania de cada cidade. São atendidas crianças com deficiência de zero a seis anos.
Em Sertânia, 61 crianças são alcançadas pelo programa, que já teve grandes avanços, entre eles: o primeiro atendimento com o neurologista na UPAE para facilitar o processo de diagnóstico; aumento da procura do ambulatório de autismo; aprovação para construção do Centro de Reabilitação; monitoramento da mediação e atendimento nas Salas de AEE com os kits de movimentação; aumento no percentual de crianças acompanhadas pelo Programa no Programa Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e acompanhamento das famílias no Serviço de Proteção e Atenção Integral as Famílias.