O distrito de Rio da Barra em Sertânia recebeu na última quarta-feira (17/08) o primeiro lote de matrizes leiteiras do Programa Força Local, uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da ADEPE. A ação busca fortalecer a caprinovinocultura do município e neste primeiro lote, 15 criadores da Associação dos Moradores de Rio da Barra e região foram beneficiados com 5 cabras leiteiras cada. O objetivo é o melhoramento genético da cabra de leite, para a partir disso começar uma efetiva produção de leite e consequentemente a comercialização deste produto.
Na ocasião estiveram presentes o Vice-Prefeito do município, Antônio Almeida; o Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira; o Vereador do município de Sertânia, Washington Passos; o Presidente da Associação do Rio da Barra, Severino Paulino; e um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertânia, Severino Bidoia.
Além da aquisição dos animais serão oferecidas consultorias por um período de 12 meses nas áreas de empreendedorismo rural, manejo reprodutivo e nutrição animal.
O projeto foi aprovado pela ADEPE em maio deste ano e contou com apoio fundamental da Prefeitura de Sertânia, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Agricultura e Meio Ambiente.
Programa Força Local
O Programa Força Local é um trabalho do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE). Ele busca através de investimento financeiro impulsionar o crescimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), levando em consideração as atividades relevantes em cada município.