A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, deu início a campanha Maio Laranja, que trabalha a conscientização para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A pasta realizou nesta terça-feira (10/05) na Câmara de Vereadores uma formação para gestores e educadores de apoio das escolas municipais. O objetivo foi orientar esses profissionais sobre as diferenças entre abuso e exploração sexual, os ajudando a identificar os crimes em questão. Também foram divulgados os canais de denúncia, como Disque 100, Conselho Tutelar e CREAS.
O conselheiro Geovane Xavier falou sobre a importância do Conselho Tutelar na campanha Maio Laranja e a coordenadora do CRAS, Jucyllândia Rocha explicou o que é e como trabalhar a autoproteção. Já a coordenadora do CREAS, Valéria Gomes disse o que caracteriza a violência sexual e a importância de disseminar a informação na escola.
O momento ainda contou com a oficina lúdica “No meu corpo, toco eu”, apresentada pela coordenadora da Casa de Acolhimento, Juliana Félix e pela coordenadora do programa Criança Feliz, Ranielly Lafayette. Os profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também fizeram uma apresentação da música “Nisso e Naquilo”.
Participaram do evento o prefeito Ângelo Ferreira; o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira; Secretária de Educação, Simoni Laet; Secretário de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, Tácio Henrique; presidente do Conselho Municipal Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Maria Cláudia; e Neila Crisley, articuladora do Selo Unicef, representando Marivaldo Omena, coordenador municipal do selo.
A campanha Maio Laranja continua com oficinas nas escolas, blitz educativas e encerra com uma grande passeata no dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.