Prefeitura de Sertânia realiza curso de capacitação sobre o Programa BPC na Escola

Por - em

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, promoveu nesta terça-feira (26/04) uma capacitação sobre o Programa BPC na Escola. O encontro aconteceu no auditório da COPE e contou com a presença de profissionais das Secretarias de Educação e Saúde.  

A iniciativa foi ministrada pela formadora Maria Adélia (Deca), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco e pelas técnicas de referências de benefícios da SDSCJ, Sandra Souza e Iranete Virtuoso.

O evento reuniu, ainda, integrantes dos programas de 1º infância como Criança Feliz, Olhar para as Diferenças e Mãe Coruja. O objetivo é fortalecer os serviços socioassistenciais a partir desta integração entre as secretarias, por meio do comitê gestor. A proposta é criar um espaço de reflexão para os profissionais que atendem os usuários dos programas e assim melhorar a qualidade no atendimento e acompanhamento dos beneficiários e famílias atendidas. 

“Em 2022 retornamos as capacitações presenciais que estavam suspensas em virtude da pandemia da Covid-19. E hoje, mais uma vez em parceria com a SDSCJ, tivemos um momento de extrema importância, quando abordamos temas sobre educação inclusiva, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. Compartilhamos informações que irão contribuir para o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de Assistência Social, Educação e Saúde”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia, Paulo Henrique Ferreira.

O evento teve a participação da Secretária de Educação, Simoni Laet.

PROGRAMA BPC NA ESCOLA

O programa tem por objetivo realizar o acompanhamento e monitoramento do acesso e da permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do BPC, até 18 anos, por meio da articulação das políticas de educação, saúde, assistência social e direitos humanos. A intenção é criar condições para o desenvolvimento da autonomia, participação social e emancipação da pessoa com deficiência.