A Prefeitura de Sertânia realizou a entrega de novos tablets para os 88 Agentes Comunitários de Saúde do município. A ideia é melhorar o atendimento à população através de um processo de informação mais ágil e seguro. Os aparelhos serão usados para o registro das atividades desses profissionais e já possuem o Prontuário Eletrônico do Cidadão instalado, o PEC, que será alimentado pelos ACSs durante as visitas.
“Nós trabalhamos com tablets desde 2018 e ele veio para melhorar nosso serviço, facilitou demais”, disse o José Valmir da Silva, da UBSF de Rio da Barra. Quem também comemorou foi a Jaidete Mendes, da área do Sítio Cacimbinha. “Primeiro era na caneta, no papel, se tomássemos uma chuva perdia tudo. Hoje é mais fácil, rápido. Só temos a agradecer”, disse.
Com os tablets, a produtividade é aumentada, bem como a qualidade do atendimento, já que os agentes, enfermeiros e médicos terão mais informações sobre o histórico dos pacientes. Com o equipamento também existe a possibilidade de monitoramento do desempenho dos ACSs.
Os Agentes Comunitários de Saúde de Sertânia já usam o equipamento desde 2018 e agora receberam novos aparelhos. A ação está alinhada com o trabalho do Governo Municipal de Sertânia, que tem buscado a informatização da saúde, como forma de beneficiar a população e facilitar o serviço dos servidores da área. Além disso, a iniciativa está alinhada com determinações do Ministério da Saúde, que agora consegue acompanhar em tempo real as atividades realizadas pela Atenção Básica.
No cerimonial de entrega estiveram presentes o prefeito Ângelo Ferreira; o secretário em exercício de saúde, Neto Cajueiro; a secretária licenciada de saúde, Mariana Araújo; e a coordenadora da Atenção Básica, Rosinelândia Leandro.