Lideranças de Sertânia cumprem agenda técnica com o Sisar Moxotó

Por - em

A terça-feira (09/11) foi bastante produtiva para o município de Sertânia. Lideranças da cidade reuniram-se com a equipe do Sisar Moxotó para discutir o modelo de gestão do Sistema Integrado de Saneamento Rural que já está sendo implantado em localidades do município e beneficiará moradores da Zona Rural.

A agenda iniciou com uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural de Sertânia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, para debater o modelo de gestão do Sisar e sobre o papel do Conselho e das associações nesse processo. O evento contou com a presença do vice-prefeito de Sertânia, Antônio Almeida, do secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira, da presidente do Sisar Moxotó, Regiane dos Santos, do vereador Niltinho Sousa, toda a diretoria do Conselho, do vereador Edmundo Alves, que representa a Câmara de Vereadores no Conselho, várias lideranças e presidentes de associações rurais.

Já em Albuquerque – Né o secretário Paulo Henrique Ferreira apresentou a região para a presidente do Sisar Moxotó, que quis conhecer para avaliar a implantação do modelo na localidade, futuramente. Finalizando a agenda, o secretário e a equipe do Sisar foram para a vila de Rio da Barra, onde será a primeira localidade de Sertânia a ter o modelo operacionalizado, beneficiando moradores de Waldemar Siqueira e sítios vizinhos. A implantação já está em fase final e os hidrômetros já foram instalados. Lá se reuniram com o vereador Washington Passos e a Associação dos Moradores de Rio da Barra para tratar da filiação da associação junto ao Sisar para a operacionalização do sistema e que contou também com a participação da comunidade.  
    
O Sisar é um modelo adotado com êxito no Estado do Ceará e que Pernambuco também já está implantando. O objetivo é ofertar a operação da água com custos mais baixos e proporcionar aos moradores da própria comunidade participar, seja como operadores, leituristas e encanadores, dentre os associados da própria comunidade.