A Gestão Municipal do Prefeito Ângelo Ferreira conquistou mais um prêmio, desta vez o município ficou em 1º lugar no Estado de Pernambuco no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), referente ao ano de 2020. Os dados são da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Sertânia lidera o ranking, onde apenas 15 municípios pernambucanos foram eficientes nos critérios adotados. Foram avaliados 182 dos 184 municípios do estado. No geral, o estudo avaliou dados de 5.239 municípios brasileiros.
As dez cidades melhores avaliadas no estado foram Sertânia (primeiro lugar), seguida de Goiana, Vitória de Santo Antão, Paulista, Petrolina, Orobó, Quixaba, Recife, Vertentes e Caruaru. O resultado mostra que Sertania aplicou com ética, transparência e responsabilidade o dinheiro público nos quatro indicadores avaliados pelo IFGF: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos.
A pontuação demonstra que a Gestão Fiscal de Sertânia se enquadra em situação “Excelente”, com pontuação 0.8490. De acordo com a classificação, “Excelência” são notas superiores a (0,8 pontos); Boa Gestão (entre 0,6 e 0,8 pontos); Dificuldade (entre 0,4 e 0,6 pontos) e Crítica (inferiores a 0,4 pontos).
“Esse prêmio reconhece que nossa gestão tem trabalhado com ética, respeito e compromisso com cada cidadão sertaniense. Nossa maior motivação é promover a qualidade de vida da nossa população, aplicando com total transparência e responsabilidade o dinheiro público. Estamos no caminho certo. É o que mostra o resultado”, disse o Prefeito Ângelo Ferreira.
Recentemente o município de Sertânia ficou em 4º lugar geral do Estado de Pernambuco no Índice de Governança Municipal – IGM, do Ranking Sudene IGM/CFA 2020, com média geral de pontuação de 6,59. “Tanto para o gestor, como para os cidadãos, o índice informa a capacidade transformadora de todo o planejamento realizado para um ótimo gerenciamento dos recursos públicos. Muito orgulho fazer parte de uma gestão que tem responsabilidade com o dinheiro público”, disse a Secretária Municipal de Finanças e Planejamento, Ana Cristina.