Profissionais que atuam no Programa Criança Feliz, em Sertânia, participaram de uma capacitação entre os dias 04 e 07 de outubro. O curso “Interações Responsivas para Aprendizagem” foi ofertado de modo on-line para os profissionais da primeira infância, os visitadores que atuam diretamente com as famílias e os seus supervisores. O objetivo foi instrumentalizá-los para apoiar os cuidadores, sejam eles (pais, mães, avós, os tios, ou seja, a pessoa que for a responsável direta pela criança) a envolverem-se em interações responsivas com as crianças.
As aulas contaram com apresentações pré-gravadas, análise de vídeos de interações responsivas, uma discussão entre colegas e práticas da vida real. A capacitação foi promovida em todo país pelo Governo Federal, em parceria com os governos estaduais e municipais, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado aqui no município à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
“O curso foi muito importante para nós visitadores, pois objetivou fortalecer nosso aprendizado e fortalecimento de vínculos com as famílias atendidas. Visando dar ferramentas para que nós nos sintamos apoiados em nosso trabalho e desenvolvamos competências que ajudem a ter uma abordagem mais sensível e afetiva nas interações com a família e com a criança”, disse o visitador do programa, João Victor Pereira.