A Secretaria Municipal de Saúde de Sertânia realizou uma oficina com o tema: “Acolher e direcionar em Saúde Mental”, no auditório da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos. A ação marcou o encerramento das ações promovidas no município durante a campanha Setembro Amarelo, realizadas durante todo este mês pela Saúde. A campanha é nacional e este ano teve como tema: “Agir salva vidas”.
A oficina reuniu dentistas, técnicos em Enfermagem e em Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e enfermeiros. “Mediante essa pandemia enfrentada aumentou os casos de doenças psicossociais, o que contribui para o aumento do suicídio. Por isso debater o tema com a comunidade é importante, além de acolher as pessoas que se encontram em momento de fragilidade, apoiando e realizando os atendimentos necessários”, disse a coordenadora de Planejamento de Saúde do Município, Natalia Vasconcelos.
As ações foram realizadas pela equipe de multiprofissionais da Saúde e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que visitaram as Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSFs, realizando palestras voltadas à população e aos trabalhadores desses locais. Já no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, foram exibidas entrevistas sobre a temática na Rádio Sertânia – FM, pelas psicólogas da Prefeitura.