Neste dia 21 de setembro, quando comemora o Dia da Árvore, a Prefeitura de Sertânia doou 400 mudas para a população e anunciou dois importantes projetos: “Sertânia, cidade que planta” e a revitalização do antigo lixão. As mudas doadas hoje foram produzidas no Viveiro Educador de Sertânia, localizado na região da Fazenda Sussuarana. As ações foram promovidas por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e contou com a presença do vice-prefeito e também secretário da pasta, Antônio Almeida, e o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC), Paulo Henrique Ferreira.
Pensando em promover uma cidade mais verde e limpa, a gestão municipal, através de uma equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, já iniciou a revitalização do antigo lixão, localizado na região do Sítio Soares. Lá estão sendo realizadas ações, como a sobreposição de solo. Após isso, o espaço, que tem 1,55 hectares, receberá a plantação de 600 mudas nativas: Ipê Roxo; Ipê Rosa; Jucá; Oiti da Praia; Aroeira Vermelha e Aroeira do Sertão.
O projeto de implantação de uma área verde faz parte do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD. O objetivo é transformar a localidade em uma área verde da Caatinga. Com essa ação, a vegetação implantada vai recuperar o solo da contaminação deixada pelo lixo.
Outra novidade é o projeto “Sertânia, cidade que planta”, lançado hoje pela Prefeitura. O projeto visa trabalhar três eixos temáticos: “Educação Ambiental nas Escolas”; “Viveiro Educador (que pretende trabalhar a parte prática da produção de mudas, que serão doadas para a arborização urbana de Sertânia) e “Fortalecimento das Políticas Ambientais do Município (a exemplo da criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente).