Sertânia abre Semana Estadual da Pessoa com Deficiência 2021

Por - em

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC), realizou nesta segunda-feira (23/08) a primeira atividade da “Semana Estadual da Pessoa com Deficiência – 30 anos da Lei de Cotas, seus avanços e desafios”. Por meio de uma videoconferência foi tratado o assunto: “Desafios para inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência em tempos de pandemia”, tema da programação do município. Os encontros acontecerão até o dia 27/08 em formato híbrido, com encontros virtuais e presenciais visando a prevenção à Covid-19.

“A gente precisa desse trabalho conjunto de todas as secretarias, para que possamos avançar cada vez mais, com um trabalho diferencial voltado a atender com esse olhar para as diferenças”, disse o prefeito Ângelo Ferreira. O objetivo da ação é sensibilizar e conscientizar a sociedade e os órgãos públicos e privados sobre os direitos fundamentais, especialmente o direito à cidadania das pessoas com deficiência.

A pauta é nacional e em Pernambuco o Governo Estadual convoca os municípios a participarem, por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social da Criança e Juventude – SDSCJ. Em Sertânia a programação é promovida pela SDSC com a parceria das secretarias de Saúde, Educação, Segurança e Mobilidade Urbana. A temática de abertura foi conduzida pela psicóloga da SDSC, Anamim Leite, e pelo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Vladimir Cavalcante.

“Discutir o acesso dessas pessoas às políticas de inclusão e acessibilidade é muito importante para continuar promovendo a cidadania no município”, disse o secretário da SDSC, Paulo Henrique. Também participaram as secretárias municipais de Educação, Simoni Laet e de Saúde, Mariana Araújo, a coordenadora Regional do “Programa Olhar para as Diferenças”, Raquel Neposiano da Silva, e profissionais que trabalham envolvidos nesta área no município.