O Governo Municipal de Sertânia tem demonstrado uma preocupação com o meio ambiente e por isso está intensificando o trabalho de arborização, que contribui para uma cidade mais bonita e agradável, cria ambientes sombreados e permite a circulação de um ar mais puro.
Desta vez, o serviço está acontecendo na entrada do bairro Alto do Rio Branco. Nesse primeiro momento o maquinário da Prefeitura está preparando o local para receber a plantação de ipêzinhos amarelos, bougainvillea, ipê rosa e algodão da praia. A ideia é construir um corredor de árvores naquela localidade, que é uma das portas de entrada do município.
Em períodos de fortes chuvas a comunidade sofre com enchentes e a Prefeitura acredita que as árvores plantadas irão contribuir para diminuir os transtornos causados, se o problema vier a ocorrer. Alguns espaços onde serão colocadas as mudas a população usa para jogar lixo e o trabalho de arborização também vai contribuir para inibir essa prática.
Esse serviço está sendo feito com a parceria da empresa Cultive Ambiental, que ajudará também na reestruturação do viveiro do município, localizado na fazenda Cachoeira. A proposta é torná-lo um viveiro educador, que segundo a bióloga da Cultive Ambiental, Verônica Fagundes trata-se de uma iniciativa que oferecerá aos alunos da rede municipal aulas práticas sobre produção de mudas. Depois, essas árvores serão plantadas nas escolas. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Toinho Almeida haverá também no viveiro a produção de mudas frutíferas.
“O trabalho de arborização já vinha sendo feito, as novas praças construídas pela prefeitura, por exemplo, são todas arborizadas. Mas agora estamos dando uma dinâmica diferente, inclusive, com consultoria técnica. Além do Alto do Rio Branco, outras localidades vão receber esse serviço e nossa cidade ficará mais arborizada e acolhedora”, destacou o secretário.