Sertânia realiza V Conferência Municipal de Saúde, nesta quinta (17)

O Governo Municipal de Sertânia realizou nesta quinta-feira, dia 17, a V Conferência Municipal de Saúde, sob a responsabilidade do Conselho Municipal e da Secretaria, na Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos. Com o tema “Do Acolhimento à Interdisciplinaridade: Uma Visão Geral da Saúde”, o encontro contou com a presença do prefeito Ângelo Ferreira, do presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Henrique Fiapo, do vereador Edmundo Alves e dos secretários Mariana Araújo, da pasta realizadora do evento, Wilson Zalma, de Administração e Gestão de Pessoas, e Rita Rodrigues, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Participaram também o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Sertânia, Cristiano Monteiro, a coordenadora da 6ª Gerência Regional, da qual Sertânia faz parte, Renata Remígio, e o secretário administrativo do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems – PE), Arthur Belarmino Amorim, que também é secretário desta pasta no município de Afogados da Ingazeira.

A Conferência teve como objetivo discutir propostas para buscar melhorias na Saúde Pública. “Esse não é um município fácil de se governar. São 12 vilas e povoados, alguns deles a 60 km de distância da sede, boa parte com estrada de terra. Queremos fazer um trabalho em conjunto. Porque aqui a prioridade é atender o povo. A prefeitura tem compromisso com a Saúde, buscando ambientes físicos, equipamentos e insumos para que os profissionais desenvolvam um bom trabalho”, comentou Ângelo Ferreira. Durante o evento, o gestor do município lembrou que de todas as áreas da nova gestão, apenas na Saúde, são 23,5% de investimento, acima da meta obrigatória de 15%, até junho. “E vamos aumentar esse percentual. Terminar Academias da Saúde, melhorar os Postos de Saúde, construir novas Unidades e fazer reparos no Hospital. Temos muito a fazer”, afirmou. O ex-deputado estadual anunciou também um reajuste no salário-base dos profissionais de Saúde de nível superior, o que há muito tempo não acontecia.

Após a leitura e aprovação por unanimidade do Regimento Interno da V Conferência Municipal de Saúde, aconteceram palestras sobre as Políticas Públicas: tecnologia e ciência, inovação do SUS, com Arthur Belarmino Amorim e sobre Acolhimento com a enfermeira sanitarista e consultora, Kelly Gomes. Houve a discussão e apresentação de propostas para três eixos: Garantia do acolhimento e direito à saúde, com acesso e atenção humanizada de qualidade, Gestão do SUS, modelo de Atenção à Saúde e Tecnologia e Ciência: inovação no SUS. O encontro encerrou-se com a eleição dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual seguido de um almoço para os participantes.